terça-feira, 26 de julho de 2016

Balneário Camboriú





Balneário Camboriú é um município da Região Metropolitana da Foz do Rio Itajaí, no litoral norte do estado de Santa Catarina, no Brasil. Possui, segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no ano de 2014, uma população de 124 557 habitantes, sendo o 11º município mais populoso do estado e o 2º menor em área total.

Destaca-se como o município com maior densidade demográfica de Santa Catarina, com mais de 2 350 habitantes por quilômetro quadrado. Balneário Camboriú possui uma das maiores densidades de prédios do Brasil. Apesar de possuir pouco mais de 120 000 habitantes, sua estrutura de casas, edifícios e hotéis comporta aproximadamente 500 000 pessoas, marca ultrapassada nas noites de Réveillon. Balneário Camboriú é o segundo município em qualidade de vida de Santa Catarina e quarto no Brasil.

domingo, 1 de maio de 2016

Foz do Igruaçu




Recentemente foi escolhida para alocar a Universidade Federal da Integração Latino-Americana. A Universidade, criada pela lei nº 12.189/2010, é uma instituição de ensino superior preocupada com a criação de um ambiente multicultural e interdisciplinar capaz de produzir profissionais e pesquisadores voltados para o desenvolvimento econômico, social, cultural e político da região, num espírito de igualdade entre todos os povos e culturas do continente.

"A Universidade Federal da Integração Latino-Americana é um projeto único na história do ensino superior na América Latina. A sua vocação é a de contribuir para o desenvolvimento e a integração latino-americana, com ênfase no Mercosul, por meio do conhecimento humanístico, científico e tecnológico e da cooperação solidária entre as universidades, organismos governamentais e internacionais. Será uma universidade aberta para a América Latina e Caribe: a metade dos 10.000 alunos e dos 500 professores, previstos como meta, serão selecionados e recrutados nos vários países latino-americanos e caribenhos, sendo a outra metade formada por brasileiros."Hélgio Trindade (reitor da UNILA)

terça-feira, 29 de março de 2016

João Pessoa




A Cidade de João Pessoa, capital do Estado da Paraíba, fundada em 1585, é a terceira capital mais antiga do País e, por isso mesmo, o retrato vivo do passado nas ruas e praças que remontam às origens da cidade.

A cidade baixa, a qualquer hora do dia ou da noite, tem sempre atrativos para quem busca na arquitetura dos últimos três séculos o testemunho do processo de desenvolvimento nordestino, além de outros encantos que se traduzem em ancoradouros do rio Sanhauá, casarões antigos, hotéis, igrejas e praças.

Deslumbram os olhos do turista as tradicionais igrejas, construções antigas e o clima de saudosismo que impera no Centro Histórico. Destacam-se ali as Igrejas de São Pedro Gonçalves, de São Bento (antigo Convento), do Carmo (com o Palácio Arquidiocesano), e a Catedral Basílica Metropolitana.

Fatos históricos são perceptíveis no centro da cidade, nos jardins do Palácio da Redenção(Sede do governo estadual) é possível observar o Memorial João Pessoa onde está depositado os restos mortais do ex-presidente, o qual foi homenageado o nome da Capital. Também é possível ter acesso ao Museu e Cripta de Epitácio Pessoa, único paraibano a chegar a presidência da República. A Cripta fica localizada no subsolo do Palácio da Justiça, na Praça dos três poderes.

No estado existem 23 bens tombados pelo IPHAN, destes, 18 estão na área metropolitana de João Pessoa. São eles: Capela do Engenho da Graça, Casa à Praça do Erário, Casa da Pólvora, Fábrica de Vinho Tito Silva, Fonte do Tambiá, Igreja da Misericórdia, Igreja da Ordem Terceira do Carmo, Igreja de São Bento, Sobrado à Rua Peregrino de Carvalho, Centro Histórico, Fortaleza de Santa Catarina, Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes - Ruínas, Forte Velho – Ruínas, Capela de Nossa Senhora do Socorro, Capela do Engenho Una, Igreja de Nossa Senhora da Guia, Capela de Nossa Senhora das Batalhas e a Igreja e Convento de São Francisco (considerado um dos maiores parques barrocos do Brasil, incluindo o adro, cruzeiro e até mesmo uma capela dourada).

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Praia de Pipa/RN


A Praia de Pipa é uma famosa praia localizada no município de Tibau do Sul, ficando a 85 km de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte,Brasil. É o principal balneário do Litoral Sul do estado, que inclui ainda praias como Ponta do Madeiro e Praia do Amor.

Sobre Pipa

Inicialmente era uma pacata vila de pescadores, bem calma, tranquila, até ser frequentada por surfistas e logo em seguida turistas de todas as partes do planeta. É famosa por ter uma das noites mais movimentadas do estado, possui grande número de hotéis, pousadas, albergues, restaurantes, bares, discotecas e está sempre cheia, seja em alta ou baixa estação.

Pipa continua sendo um lugar que atrai muitos surfistas em função de suas ondas, e recentemente vem sendo procurada também por praticantes de kitesurf, graças a combinação de belas ondas e bons ventos.

O nome "pipa" deve-se ao fato de que os portugueses ao passar de navio pelas proximidades avistaram uma pedra que lembrava um formato de uma pipa. Pipa, em Portugal, é a denominação mais usual para barril de vinho ou de azeite, forma que a pedra fazia lembrar.

Pipa também tem história na guerra do Brasil holandês, como explica o verbete dedicado a Maurício de Nassau.

A Praia de Pipa, em toda a sua extensão, está definida como área de preservação de tartarugas marinhas, segundo a Resolução n.º10, de 24/10/1996, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

Esclarece-se que o nome Praia de Pipa é mais conhecida pelos habitantes locais e pela população do estado, enquanto que o nome Praia da Pipa é mais conhecida pelos turistas.A praia também realiza anualmente o Festival Gastronômico de Pipa.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Praia de Pirangi RN


A Praia de Piranji na verdade se divide em duas praias, Piranji do Norte e Piranji do Sul, ambas separadas pelo Rio Piranji. A "do norte" está localizada no município de Parnamirim, e a "do sul" no município de Nísia Floresta, ambas no estado do Rio Grande do Norte (Brasil).

Piranji do Norte
 é a mais procurada pelos natalenses no verão especialmente em sua maioria pela grande massa de adolescentes e jovens de classe média alta que ali passam o chamado veraneio. É a que tem mais infra-estrutura em relação a Piranji do Sul e é a mais badalada já que nela se encontram bares e a casa de shows mais famosa no estado, o Vila Folia/Circo da Folia onde grandes bandas de axé, forró e rock se apresentam. É nesta praia que se localiza o maior cajueiro do mundo, por isso, recebe uma grande gama de turistas.

Piranji do Sul
 Piranji do Sul também é conhecida como Pirambúzios (por ser vizinha a Praia de Búzios) e é o oposto de Piranji do Norte, sendo uma praia calma, com ondas fracas, cercada por recifes e menos urbanizada. Na maré baixa, os bancos de corais formam ilhas e piscinas naturais a um quilômetro mar a dentro (os Parrachos de Pirangi), proporcionando um espetáculo maravilhoso da natureza, que é visitado por lanchas particulares e barcos da empresa Marina Badauê, que organiza passeios diários com os turistas. A praia é muito procurada para a prática de esportes náuticos e pesca.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Comentario sobre a praia de Pirangi

Em Pirangi do Norte, pertinho da orla, fica o maior cajueiro do mundo. Com 8.400 m² de copa e 120 anos de existência, a árvore produz duas toneladas de fruta por ano! Além dessa grande atração, a praia conta com piscinas naturais e banco de recifes a 1km da costa.

Esta praia é muito procurada por famílias do Estado, que mantêm ali casas de veraneio e fazem deste um dos locais mais badalados do litoral sul potiguar. Já quem gosta de mergulho, encontra ali o ponto ideal, devido à boa visibilidade da água.

domingo, 31 de janeiro de 2016

Praia de Búzios


A Praia de Búzios pertence ao município de Nísia Floresta, Rio Grande do Norte; é onde grande parte da população de Natal (capital do estado) passa suas férias de verão. Grande parte de sua costa é marcada por ondas fortes e perigosas, ideais para a prática do Surf, possui também uma calma enseada, apropriada para o banho e para a prática de Windsurf e Kitesurf. Suas dunas são utilizadas por praticantes de Sandboard e para passeios de Buggy.

sábado, 30 de janeiro de 2016

Fernando de Noronha



Fernando de Noronha é um arquipélago pertencente ao estado brasileiro de Pernambuco, formado por 21 ilhas e ilhotas, ocupando uma área de 26 km², situado no Oceano Atlântico, a leste do estado do Rio Grande do Norte. Constitui um Distrito estadual de Pernambuco desde 1988, quando deixou de ser um território federal, cuja sigla era FN, e a capital era Vila dos Remédios. É gerida por um administrador-geral designado pelo governo do estado. A ilha principal tem 17 km² e fica a 545 km de Recife e a 360 km de Natal.

Após uma campanha liderada pelo ambientalista gaúcho José Truda Palazzo Jr., em 1988 a maior parte do arquipélago foi declarada Parque Nacional, com cerca de 8 km², para a proteção das espécies endêmicas lá existentes e da área de concentração dos golfinhos rotadores (Stenella longirostris), que se reúnem diariamente na Baía dos Golfinhos - o lugar de observação mais regular da espécie em todo o planeta. O centro comercial em Noronha é Vila dos Remédios, mas não é considerada capital por ser a ilha um distrito estadual. O parque nacional é hoje administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Praia do Meio Natal/RN


Natal é um município brasileiro, capital do estado do Rio Grande do Norte. Pertence à Mesorregião do Leste Potiguar e à Microrregião de Natal. Com uma área de 170,298 km², é a segunda capital brasileira com a menor área territorial (maior apenas que Vitória), distando 2 507 quilômetros de Brasília, a capital nacional.

Fundada em 1599, às margens do rio Potenji, a cidade é mundialmente conhecida e conta com importantes monumentos, parques emuseus e pontos turísticos, como o Teatro Alberto Maranhão e a Coluna Capitolina Del Pretti, no Centro Histórico, além de outras atrações como a Ponte Newton Navarro, o Museu Câmara Cascudo, o Parque da Cidade, o Museu de Cultura Popular, o Parque das Dunas, aCatedral Metropolitana e praias como Ponta Negra e dos Artistas, e eventos de grande repercussão, como a Feira Internacional de Artesanato (FIART), o Carnatal, as festas juninas, as comemorações natalinas e a Festa do Boi. É também conhecida como a "Capital Espacial do Brasil", devido às operações da primeira base de foguetes da América do Sul, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, atualmente localizada no município limítrofe de Parnamirim.

Historicamente, a cidade teve grande importância durante a Segunda Guerra Mundial em 1942 durante a Operação Tocha, já que os aviões da base aliada americana se abasteciam com combustível no lugar que hoje é o Aeroporto Internacional Augusto Severo, sendo classificada como "um dos quatro pontos mais estratégicos do mundo". Abriga três das sete maravilhas do Rio Grande do Norte: a Fortaleza dos Reis Magos, o Frasqueirão, o Morro do Careca. A capital potiguar será também uma das doze sedes da Copa do Mundo de 2014.

De acordo com a estimativa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, sua população é de 803 739 habitantes, sendo o vigésimo município mais populoso do país. Sua região metropolitana, formada por Natal e outros nove municípios do Rio Grande do Norte, possui uma população de mais de um milhão de trezentos mil habitantes, formando a quarta maior aglomeração urbana doNordeste, a décima sexta maior região metropolitana do país e a 388ª maior do mundo.

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Touros



Touros é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Norte, na mesorregião do Leste Potiguar e no Polo Costa das Dunas. Tem o apelido de "esquina do Brasil" ou esquina do continente", já que se situa em uma região onde o litoral brasileiro faz um ângulo agudo. Está localizado a 90 km da capital do estado, Natal. O nome do município tem origem em uma pedra a beira mar que tinha um formato de cabeça de um touro. Tem como principal atração turística o Farol do Calcanhar, que é o maior farol do Brasil e o segundo maior do mundo suas belíssimas praias e dunas de areia.

De acordo com o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano 2010, sua população era de 31,089 habitantes.Sua área territorial de 890,0 km².

É o município brasileiro mais próximo à Europa. A BR-101, que atravessa o país de norte a sul, tem início em Touros e se estende até São José do Norte, no Rio Grande do Sul.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Pelourinho Salvador - Bahia


O Pelourinho é o nome de um bairro de Salvador, a capital do estado brasileiro da Bahia. Se localiza no Centro Histórico da cidade, o qual possui um conjunto arquitetônico colonial barroco português preservado e integrante do Patrimônio Histórico da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
O bairro é carinhosamente chamado de "Pelô" pelos moradores.

Historia

A história do bairro soteropolitano está, intimamente, ligada à história da própria cidade, fundada em 1549 por Tomé de Sousa, primeiro governador-geral do Brasil, que escolheu o lugar onde se localiza o Pelourinho por sua localização estratégica - no alto, próximo ao porto e com uma barreira natural constituída por uma elevação abrupta do terreno, verdadeira muralha de até noventa metros de altura por quinze quilômetros de extensão, facilitando a defesa da cidade.

Era um bairro eminentemente residencial, onde se concentravam as melhores moradias até o início do século XX.

A partir dos anos 1960, o Pelourinho sofreu um forte processo de degradação, com a modernização da cidade e a transferência de atividades econômicas para outras regiões da capital baiana, o que transformou a região do Centro Histórico em um antro de prostituição e marginalidade.

Somente a partir dos anos 1980 (com o reconhecimento do casario como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e dos anos 1990 (com a revitalização da região) é que o Pelourinho transformou-se no que é hoje: um centro de efervescência cultural.

Nas últimas décadas, o Pelourinho passou a atrair artistas de todos os gêneros: cinema, música, pintura, tornando-o um importante centro cultural de Salvador.

sábado, 23 de janeiro de 2016

Mariana (Minas Gerais)



Mariana é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2010 era de 54.179 habitantes. Foi a primeira vila, cidade e capital do estado de Minas Gerais. Foi no século XVII uma das maiores cidades produtora de ouro para a coroa Portuguesa. Mariana tornou-se a primeira capital de Minas Gerais por participar de uma disputa onde a Vila que arrecadasse maior quantidade de ouro seria elevada a Cidade sendo a capital da então Capitania de Minas Gerais.

Historia

A origem da cidade remonta ao final do século XVII, época em que bandeirantes paulistas chegavam à região em busca do ouro. A designação de Mariana veio mais tarde, em homenagem à rainha D. Maria Ana de Áustria, esposa do rei D. João V. Em 8 de abril de 1711 o governador Antônio de Albuquerque criou no arraial do Ribeirão do Carmo, a vila de Nossa Senhora do Ribeirão do Carmo, confirmada por Carta Régia de 14 de abril de 1712 com o nome mudado para Vila Real de Nossa Senhora mudará de nome outra vez em 23 de abril de 1745 para Cidade Mariana, homenagem do rei D. João V de Portugal a D. Maria Ana de Áustria sua esposa.

O governador, em cerimônia, escolheu o lugar da praça pública, no seu centro o pelourinho, símbolo da autonomia administrativa recém-adquirida. Nos dias seguintes, os «homens bons«, cheios de dinheiro e mulheres se reuniram para a eleição da Câmara e a nomeação de diferentes oficiais municipais. No caso do Carmo, foi escolhido o arraial que conhecia mais forte crescimento, o arraial de Cima. A descrição da cerimônia estipulava que não somente os habitantes do lugar, mas todos que doravante dependeriam da jurisdição do novo distrito, se encarregariam segundo seus meios da construção da Igreja, da Câmara, da prisão. Foi assim a primeira vila criada e posteriormente seria a primeira cidade em Minas. Estavam presentes, segundo o Termo escrito então, as pessoas e moradores principais, assinando o documento (escrito por Manuel Pegado) Antônio de Freitas da Silva, Domingos Fernandes Pinto, José Rebelo Perdigão, Aleonardo Nardi Sizão de Sousa, que também assinava aliás Nardi de Arzão, Manuel Antunes de Lemos, Antônio Correia Ribeiro, Francisco de Campos (antigo chefe emboaba), Feliz de Azevedo Carneiro e Cunha, Pedro Teixeira Sequeira, Rafael da Silva e Sousa, conhecido reinol, José de Campos, Antônio Correia Sardinha, Bartolomeu Fernandes, Manuel Gonçalves Fraga, José de Almeida Naves, Jacinto Barbosa Lopes, Manuel da Silva e Sousa, Bernardo de Chaves Cabral, Manuel Ferreira Vilence, Torquato Teixeira de Carvalho, João Delgado de Camargos, Filipe de Campos, Manuel da Silva Leme, Caetano Moniz da Costa, Jerónimo da Silveira de Azevedo, Sebastião Preto Ferreira, Francisco Ribeiro de Morais, Fernando de Andrade, Jacinto Nogueira Pinto, Antônio Rodrigues de Sousa, Inácio de Sampaio e Almeida, Francisco de Lucena Monte Arroio, Pedro Correia de Godói, Bento Vieira de Sousa e José de Barros e Fonseca.

Mariana faz parte da história do nascimento de Minas, pois foi sua primeira vila, cidade e capital.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Baía Formosa




Baía Formosa é um município brasileiro no extremo leste do estado do Rio Grande do Norte. Pertencente à microrregião do Litoral Sul e à mesorregião do Leste Potiguar, localiza-se a sul da capital do estado, distando desta noventa quilômetros.2Ocupa uma área de 245,510 km², sendo que apenas 0,3682 km² estão em perímetro urbano, e a população do município foi estimada no ano de 2011 em 8 631 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o 77º mais populoso do estado.

Com uma temperatura média anual de 27,5 ºC, na vegetação do município predomina a caatinga hiperxerófila. Quanto à frota de veículos, foram contabilizadas 887 unidades em 2010. Com uma taxa de urbanização de 83,14% (2010), o município contava, em 2009, com oito estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) é de 0,643 (2000), considerado como médio pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o 57° maior a nível estadual.

O município foi emancipado de Canguaretama na década de 1950. O nome do município se deve ao fato de Baía Formosa estar localizada em uma bela enseada que forma a única baía do Rio Grande do Norte.